Matrizes Energéticas AREANATejo

Matriz Energética Dinâmica

Matriz Dinâmica

Autenticação



Nota Metodológica
Na presente matriz propõem-se cenários de evolução da procura energética para um horizonte temporal que se encerra em 2030.
Os cenários são calculados através de um modelo matemático que toma por base as projeções disponíveis, através de organizações internacionais e organismos públicos responsáveis por planeamento e estudo prospetivo. Estas projeções referem-se a variáveis macroeconómicas e demográficas. Complementarmente são considerados os cenários de evolução do sistema energético nacional, estimados para o espaço nacional.
Entre o conjunto de entidades cujas referências foram consideradas destaca-se o Eurostat, a Agência Europeia do Ambiente, a Agência Internacional de Energia, a Direção-Geral de Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia, a Direção-Geral de Energia da Comissão Europeia, o Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia (JRC), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e naturalmente os organismos nacionais relevantes como sejam a Direção Geral de Energia e Geologia, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e o Instituto Nacional de Estatística.
O cenário macroeconómico e energético proposto pela Comissão Europeia, em 2009, no “European Energy and Transport – Trends to 2030” destaca-se de entre os elementos considerados como referência dos cenários propostos. Esses cenários utilizaram como recurso o modelo PRIMES, apoiado por alguns modelos mais especializados e bases de dados, como os que se orientam  para a previsão da evolução dos mercados energéticos internacionais. Considera-se ainda,  como referência, o modelo POLES do sistema energético mundial, o GEM-E3, e alguns modelos  macroeconómicos.
A metodologia adotada para a determinação das emissões de CO2 é baseada nas recomendações do JRC para a execução dos Planos de Ação para a Energia sustentável, tendo-se optado pela utilização de fatores de emissão standard, em linha com os princípios do IPCC.
Os resultados propostos decorrem da utilização, para o território considerado, de um modelo específico desenvolvido pela IrRADIARE, Science for Evolution®. Desde 1995, a empresa tem vindo a desenvolver soluções de modelação matemática com o objetivo de suportar a análise, previsão e otimização de sistemas energéticos empresariais, locais e regionais. A tecnologia de modelação utilizada insere-se nessa linha de desenvolvimento tecnológico.
A tecnologia de modelação utilizada baseia-se na solução combinada de balanços de variáveis significativas. Os balanços são calculados sobre células consideradas como volumes de controlo. Estas células são, na presente aplicação, coincidentes com as unidades territoriais relevantes – freguesias ou concelhos.
A análise metabolística correspondente à conversão energética ocorrente em cada célula territorial será considerada em aplicações subsequentes. Estas aplicações utilizam o mesmo modelo e terão por base a proposta de cenários de evolução da oferta energética que complementarão a solução dos balanços realizada. Assim, será possível aos agentes económicos e institucionais dispor de um instrumento de avaliação custo-benefício de investimentos e medidas consideradas em estratégias empresariais, locais e regionais.
 

Financiamento:

InalentejoQRENUE - FEDER

Copyright © 2024 Matrizes Energéticas da AREANATejo. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.